Inspirando com palavras!

0 comentários
Quem deseja ser líder não pode negligenciar a arte da oratória. Esse é um grande erro, pois, além de inspiradora, trata-se de uma habilidade que pode ser desenvolvida. Prática, trabalho e determinação podem tornar qualquer líder um orador melhor e, portanto, mais eficaz.
Jesus fez uso da oratória em público como uma das suas ferramentas fundamentais de liderança, com o objetivo de instruir, inspirar e desafiar. Ao longo do tempo, muitos líderes tem se beneficiado do exemplo de Cristo. Diz-se que Abrahan Lincoln, talvez o mais eficaz de todos os oradores políticos americanos, moldou a sua oratória nos discursos de Jesus.
Certa vez Jesus estava pregando nas aldeias de Cesaréia de Filipe quando em determinado momento o discípulo Pedro o chamou em particular e começou a reprovar o que Cristo estava pregando. Em seguida Jesus repreendeu fortemente Pedro e convocando a multidão disse: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.
Observe que antes de chamar a multidão para reunir-se e ouvir (Mc 8.34), Jesus já havia finalizado a sua tarefa interna de assegurar a compreensão de seus discípulos. Assim, sendo, observe o método utilizado por Jesus para atrair a atenção da multidão. Primeiro, tangencia sua própria popularidade junto ao povo: Se alguém quiser acompanhar-me.... Essa afirmação só faria sentido se as pessoas já estivessem atraídas por sua causa. Mas o preço de se tornar um seguidor era a abnegação e o caminho da morte.
Tome a sua cruz” acabou se tornando um tipo de provérbio entre os cristãos. A cruz era um instrumento de tortura. As estradas ao redor de Jerusalém eram ladeadas por centenas de cruzes, exibindo moribundos ou já mortos. Esse não é um argumento bonito para atrair multidões. Não obstante, foi esse argumento que Jesus trouxe à mente daqueles que querem segui-lo.
Nos tempos de Jesus, criminosos condenados eram obrigados a carregar a cruz para o lugar de sua própria execução. Aqui, Jesus estava chamando homens a vir e morrer a seu serviço. Não nos damos conta do impacto de suas palavras. Ele conclama seus seguidores a um heroico esforço contra a oposição, o sofrimento, a dor e a morte que todos enfrentariam. Nem todos estariam dispostos a pagar o preço se seguir Jesus. Por essa razão, ao expor os riscos de maneira tão ousada e clara, Jesus foi à frente de todos que ousassem segui-lo.
Grandes oradores compreendem que as pessoas reagem a um grande desafio, mesmo que ele envolva um grande sacrifício pessoal, quando elas acreditam na pessoa que faz o desafio, elas veem o desafio como algo válido, e o desafio não é “açucarado”, mas exposto de modo claro e completo.
Para quem deseja ser um bom orador, é necessário pedir a alguém de confiança para avaliar e tecer críticas aos seus discursos. Assegure-se de que seja alguém “de opinião”, de modo a receber um retorno franco e honesto. Jesus não precisava de um crítico, pois ele sabia o quanto era eficiente. Porém, nenhum de nós pode ter essa certeza.
Ser um orador inspirador e desafiador é uma habilidade que vale a pena desenvolver.
Pense Nisso!

0 comentários:

Postar um comentário