A força operadora da palavra!

0 comentários
Por esses dias tenho refletido muito sobre o poder que a palavra exerce na vida das pessoas. Não dá para viver sem palavras. Em todas as suas formas - falada, escrita ou pensada - a palavra tem o poder de penetrar até o íntimo da nossa alma e é capaz de nos fazer migrarmos de um estado emocional para outro. Uma boa música transporta-nos para um renovo sentimental e um bom discurso nos seduz ao convencimento.
A palavra é o sustentáculo por onde trilha nossas ideias e sentimentos. A palavra é o objeto da oratória. Por meio dela adquire-se prestígio, respeito e liderança. A boa palavra convence, conduz.
Aquele que possui um alargado vocabulário e encontra palavras com facilidades para expressar seus pensamentos certamente estará contando com uma poderosa arma para ser vitorioso na arte de se comunicar.
João Meireles Câmara, advogado militante no Tribunal do Júri e Professor de oratória, em São Paulo, tratando a respeito do poder da palavra, focaliza: A prática da oratória gera mudanças espontâneas em nosso comportamento. Mudanças positivas, sempre para melhor. ...”. Concordo plenamente com o ilustre criminalista. Eu mesmo senti essa mudança na minha capacidade de discursar.
Um bom discurso é simplesmente um bom pensamento com palavras adequadas. Falar e pensar é privilégio de todos. Agora, falar pensando e pensar falando é privilégio de alguns.
A palavra planta ideias, semeia confiança, alimenta esperança, edifica o amor, constrói o bem e nos leva para o caminho de Deus. Por outro lado, ela pode semear o ódio, frutificar o desentendimento e nos levar à perdição.
Para dominar bem a palavra é preciso vontade de ler, conhecer, aprender e descobrir quanta riqueza tem a leitura e quanto poder tem a palavra. A leitura não é o obstáculo para se tornar um bom orador, é o caminho. Numa leitura sempre resultará algum aproveitamento, por menor que seja.
Pense Nisso!

0 comentários:

Postar um comentário