Mulher virtuosa, quem a achará?

1 comentários
Ontem - 15.01.12 - passei o dia lendo o livro bíblico de Provérbios e então me detive na leitura do capítulo 31:10-31 os quais interpretei conforme a seguir.
Em Provérbios 31.10 está escrito: “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias.” Após a leitura passei a meditar e refletir sobre a mulher virtuosa, a mulher exemplar. Qual mulher não gostaria de ser uma esposa virtuosa? Qual homem não gostaria que sua esposa fosse uma mulher virtuosa?! Mas quem a achará já que seu valor excede a de jóias preciosas? O que é ser mulher virtuosa, exemplar? Mulher virtuosa é aquela que é forte em todas as qualidades morais e mentais a exemplo de Rute, a única mulher descrita na Bíblia como virtuosa (Rt 3:11).
A mulher virtuosa tem caráter forte e é a coroa de honra do seu marido. Seus procedimentos falam mais alto do que sua voz.  Seu marido tem total confiança em sua lealdade e sabe que ela não será esbanjadora, por isso não será necessário se despojar de nada para suprir as necessidades de sua casa. A mulher virtuosa tem uma disposição habitual para fazer o bem e não o mal.
Você que é mulher, talvez esteja se perguntando: Em que área da minha vida eu posso melhorar? E, você que é homem, talvez se pergunte: Mas, quais as características desta mulher tão desejada? Será que existe mesmo mulher assim? Quem a achará? Onde?
A mulher virtuosa é sábia. A Bíblia diz em Provérbio 14.1 que “Toda mulher sabia edifica a sua casa,...”. Assim, a mulher que é sábia administra bem sua casa e faz aumentar seus bens, móveis, alimento e vestuário para os filhos, enquanto aquelas que são esbanjadoras fazem tudo isso se dissipar. A mulher virtuosa é moralmente perfeita, de valor inestimável, confiável, leal, habilidosa, econômica, responsável, versátil, incansável, alegre, cautelosa, caridosa, generosa, destemida, inteligente em decorar a casa, respeitada, trabalhadeira, honesta, segura, discreta, compreensiva, prudente, enérgica, zelosa com o esposo e filhos, honrada pela família, excede em virtude, humilde, digna e honrada pelos de fora, é uma mulher obediente e submissa à vontade de Deus. Ela é amorosa e atenciosa com todos da sua casa. Ela é honesta e correta em todos os seus negócios que faz e não é enganosa. Ela nunca fica ruborizada de vergonha por causa de algo que tenha feito. Ela abre sua boca e fala coisas sábias. A bondade é o adorno de seus lábios. Ela é culta e bem preparada intelectualmente e em suas maneiras. Ela é graciosa e equilibrada em tudo o que faz. Ela é um excelente exemplo de espírito quieto e manso. Ela excede todas as outras mulheres como esposa, mãe, na religião, e no trabalho. Em provérbios 31:12  diz que a mulher virtuosa faz o bem e não o mal todos os dias da sua vida.  Isto significa que ela não é encrenqueira, fofoqueira, rabugenta, implicante, resmungona, etc. Ela é calma, sua companhia é agradável, é prazeroso estar ao lado dela. Cumpre seu papel sem murmuração, é ajudadora, é uma benção na vida do marido. É uma mulher de oração, de fé firme em Deus. Ela cumpre aquele mandamento que diz: “Ama a teu próximo com a ti mesmo”. Mas, quem é o próximo da mulher virtuosa? É o aflito, o necessitado? Sim ele é. Mas o próximo mais próximo é o marido e os filhos. E o aflito e o necessitado também poderá ser seu próprio esposo, o necessitado de apoio, de amor, de atenção, de carinho e de sexo. Como devemos amar o próximo? O mandamento diz: “...como a ti mesmo.” Isto é, amar do mesmo jeito que você ama você.
Busque ser uma mulher virtuosa, pois será agradável aos olhos de Deus.
Pense Nisso!

1 comentários:

Unknown disse...

a biblia e um dos livros mais importantes que temos .nele vc encontra todas as resposta .os cincos pricipais sao:proverbios,jo,eclesiastes,sabedoria,salmos,canticos dos canticos.........sao licçoes de vida e de sorevivencia ,conforto espiritula.

Postar um comentário