Lendo a Bíblia!

0 comentários

Quando pego minha Bíblia leio sempre suas Escrituras contemplativamente. Essa forma de leitura é o que se chama de lectio divina ou leitura espiritual. A expressão lectio divina vem da tradição beneditina e refere-se à leitura divina ou sagrada da Bíblia. Lectio divina é a antiga prática monástica de ler as Escrituras meditativamente – não para dominar a palavra, não para criticar a palavra, mas para ser dominado e desafiado pela palavra. Significa ler a Bíblia com reverência, atenção e profunda convicção de que Deus tem uma palavra única para você, exatamente na situação em que você se encontra. Resumindo, leitura espiritual é uma leitura na qual permitimos que a Palavra nos leia e nos interprete, fazendo-a descer da nossa mente ao nosso coração.
A leitura espiritual é o alimento da nossa alma. Recebemos a Palavra em nosso silêncio, onde podemos ruminá-la, refletir sobre ela, digeri-la.
Pela prática da leitura espiritual regular, desenvolvemos um ouvido interno capaz de reconhecer a Palavra Viva na palavra escrita, que preenche diretamente as nossas carências e aspirações mais íntimas.
Ler costuma significar juntar informações, adquirir novos conhecimentos, e dominar uma área do saber humano. Isso pode nos levar a títulos, diplomas e certificados. Porém, a leitura espiritual é diferente. Significa não apenas ler sobre coisas espirituais, mas também ler sobre as coisas espirituais de forma espiritual. Enquanto lemos a Bíblia simplesmente para adquirir conhecimento, nossa leitura não nos ajuda em nossa vida espiritual.
Ler a Bíblia deve nos levar, em primeiro lugar, à contemplação e à meditação. Conforme lemos espiritualmente sobre coisas espirituais, abrimos nosso coração à voz de Deus. Às vezes, devemos estar dispostos a colocar de lado o livro que estamos lendo para podermos apenas ouvir o que Deus está dizendo através das suas palavras.
Pense nisso! 

0 comentários:

Postar um comentário