Para decidir, é necessário pensar corretamente!

1 comentários
Recentemente assistir ao clássico infantil de Lewis Carrol, Alice no país das maravilhas, e, uma cena me chamou bastante atenção. Alice chega a uma encruzilhada e pergunta ao Gato de Cheshire qual direção deve tomar.
- Isso depende muito para onde você quer ir – respondeu o Gato.
- Não me importo muito para onde... – replicou Alice.
- Então não importa o caminho que você escolha – treplicou o Gato.
Isso me fez refletir profundamente sobre os momentos e as circunstâncias em que sou motivado a tomar decisões, seja no campo profissional seja no âmbito pessoal ou familiar e, principalmente, no plano espiritual.
A vida é assim! Repleta de momentos decisivos.
“Que meias devo usar? Que blusa devo usar? Em qual restaurante devo ir? A maioria dessas decisões são fruto do nosso hábito.
No entanto, há decisões a respeito das quais precisamos de algum tempo para refletir: “Qual a melhor pedida para o almoço? Qual e-mail deve ser respondido em primeiro lugar? Como devo cortar meu cabelo?”. Essas decisões podem parecer insignificantes, mas, tomadas em conjunto, formam o ciclo da vida diária.
Existem decisões que mudam nossa vida e que nos colocam em conflito. “Qual a carreira que devo seguir? Devo me casar ou continuo solteiro? Que carro devo comprar? Que igreja devo frequentar?”. Essas escolhas normalmente são difíceis e merecem mais tempo para refletirmos a respeito delas.
Normalmente levamos mais tempo para decidir quando as consequências são mais abrangentes. Coletar informações e analisar com cuidado as opções é essencial. Além disso, é preciso ter sabedoria e clareza de pensamento a fim de tomar decisões prudentes com base nos fatos disponíveis e na compreensão que temos a respeito do assunto que temos que decidir.
Muitas escolhas ruins são feitas simplesmente porque avançamos de forma precipitada no processo decisório, fundamentando as conclusões nas emoções, em informações precisas ou em impulsos.
Não podemos tomar decisões no vácuo. O único fundamento para decisões verdadeiramente boas é pensar corretamente, buscando conselhos e consultar pessoas experientes.
Pense nisso!
 

1 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do seu desenvolvimento sobre.

Postar um comentário