“Os fins justificam os meios” – Um provérbio do Diabo!

0 comentários
No Livro de Mateus 4.9 está escrito que quando o Diabo tentou Jesus disse: “Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares”. Este é um provérbio do Diabo que combina com o ditado popular “os fins justificam os meios”. Em outras palavras, pode-se fazer coisas más, desde que o objetivo ou o resultado final seja algo bom.
O Diabo quis de Jesus o seguinte: “Num pequeno gesto... uma grande conquista.”
É assim o coração dos homens de ética situacionista, que defende que em cada situação o certo ou o errado será definido pelo fim, pelo bem maior e não por absolutos ou princípios universais. Assim se justifica todo tipo de fraude piedosa, na qual se afirma: “Façamos o mal para que nos venha o bem”. Alguém pode mentir para ajudar outro. Alguém mata “por amor”. Alguém pode roubar dos ricos para dar aos pobres.
O mundo chama o provérbio do Diabo, “Os fins justificam os meios”, de objetividade! O lema é “Faça o que tem que fazer”, ou em linguagem mais popular: “Este é o meu trabalho!” Pessoas dizem isso como se trabalho fosse deus!
Atualmente, o pecado é virtude quando traz sucesso. Na Bíblia, os adjetivos ambicioso, implacável, obstinado, irreverente e vaidoso são pecados. Porém, nas empresas busca-se o jovem que seja ambicioso, que esteja disposto a tudo por sua carreira. O pecado virou virtude: “Os fins justificam os meios”.
O que o Diabo propôs a Jesus é que “Perca uma batalha para ganhar a guerra”.
Na verdade, se Jesus se ajoelhasse, perderia tudo! O Diabo, mentiroso, não tinha toda a autoridade que afirmava ter. E, mesmo que tivesse, mentiroso, jamais entregaria o que tinha. E tem mais, Jesus teria sido totalmente derrotado e seria mais um Diabo, condenado e disposto a tudo para atingir seus objetivos egoístas.
Jesus respondeu de forma clara e objetiva: “Está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto”. Para Jesus, a obediência é o único meio. Qualquer coisa que se interponha entre o homem e Deus é pecado. Jesus nem levou em consideração os fins: o reino de Deus ou os reinos deste mundo. Ele se ateve á análise do mérito dos meios: adorar ao Diabo é contrário à adoração exclusiva a Deus. Não se justifica em hipótese alguma.
Portanto, cuidado com o que você anda dizendo e fazendo por aí.
Pense nisso!

0 comentários:

Postar um comentário