“Mais vale um pássaro na mão do que dois voando” – Outro provérbio do Diabo!

0 comentários
Os provérbios do Diabo são palavras proferidas por ele e que estão escritas na Bíblia e que ao longo da história da humanidade foram distorcidas e se transformaram em ditados populares.
“Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares” é também uma versão corrompida do provérbio “Mais vale um pássaro na mão do que dois voando”. Ao proferir estas palavras, o Diabo estava propondo a Jesus o seguinte: “Já que você veio para ser rei dos reis e senhor dos senhores, por que esperar? Por que ter apenas um reino espiritual-futuro, se pode ter um reino material-agora?”.
O Diabo estava fazendo uma proposta realista para Jesus. É o famoso “pensar com os pés no chão”. Este provérbio do Diabo faz muito sucesso ainda hoje. Quando alguém prega a mensagem de Jesus sobre a vida eterna, o raciocínio pés no chão diz: “Para quê o céu, se vivo na terra? Para quê o além, se vivo aquém?”. Assim, descarta-se o futuro pela presença do presente: “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”.
Em nome da segurança, do real, do concreto, perde-se o eterno, o incomensurável, a essência. Valoriza-se o material e despreza-se o espiritual. A quantidade é mais valorizada do que a qualidade. Esta é a tentação na qual sucumbe o mundo moderno: uma tentação matemática e pseudo-cientifíca.
Muitos não querem abandonar os prazeres do mundo presente, pois não se pode ter certeza de que haverá um depois. Significa que é melhor pegar o que está nas mãos do que esperar por algo que não se sabe se virá.
“Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares” ensina o imediatismo, um aqui-agora que já contaminou religiões, famílias, negócios, amizade, sentimento.
O Diabo tenta nos convencer que o mundo é o fim e a fé é apenas um meio para obtê-lo. “Mais vale um pássaro na mão do que dois voando”. Assim, se tiver que corromper a fé e o relacionamento com Deus para herdar este mundo, tem gente topando.
Jesus foi humilhado, mas, ele sabia que a humilhação precederia a honra. Jesus disse: “Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma?”. Que adianta a leve e momentânea vitória no pecado comparada com a eterna e pesada condenação do inferno? A miséria eterna é mais terrível do que qualquer miséria deste mundo.
Pense nisso!

0 comentários:

Postar um comentário