Vença a epidemia da falta de tempo

0 comentários

            ATENÇÃO: NÃO LEIA COM PRESSA!
Do nascimento à morte vivemos sob o domínio do tempo. Não há como vencer essa barreira. No cotidiano organizamos e dividimos nossas tarefas, porém nem sempre a produtividade é a mesma com a mesma quantidade de tempo.
Com o avanço tecnológico e as novas descobertas no campo científico, passamos a ter uma nova percepção sobre o tempo. Por exemplo, há 519 anos Cristóvão Colombo demorou meses para cruzar o Oceano Atlântico e chegar à América. Hoje, o mesmo percurso é feito em algumas horas em um avião supersônico.
Os avanços também atingiram os setores de produção. A substituição da força de trabalho humana por máquinas acelerou muito o ritmo de produção.
Nos setores administrativos das instituições o trabalho depende cada vez mais das “cabeças” das pessoas e isso têm exigido uma maior jornada de trabalho por parte dessas pessoas para executar e concluir suas tarefas, deixando com isso o tempo cada vez mais escasso.
Para muitos, as 24 horas de um dia já não são mais suficientes, embora há quem faça em 12 horas o que a maioria não faz em 36. É nesse ponto que é perigoso, pois, diante das necessidades nem sempre reais da vida moderna, algumas pessoas acreditam que precisam fazer tudo de uma vez.
Essas pessoas vivem correndo para lá e para cá e acabam por não atingir seus resultados porque se perdem no meio do caminho.
Para lidar com o tempo, é preciso definir prioridades. O que você tem que controlar é as atividades e não o tempo. Têm gente querendo controlar o tempo. É só perca de tempo! São as atividades e as tarefas que consomem tempo e, portanto, é preciso definir as mais importantes e que deverão ser feitas primeiras.
Só que para isso é preciso planejar. Mas isso não é fácil de cumprir. É preciso disciplina.
Use uma agenda ou um software específico como ferramentas de controle das atividades.
Ao preparar sua agenda, seja flexível. Compromissos podem ser cancelados e outros podem surgir e incorporá-lo às suas atividades, conforme sua importância. Assim, você evita problemas e situações estressantes.
Se organize. Programe sua agenda com antecedência.
Sua vida tem de caber no seu tempo. Só que é a sua vida toda: trabalho, família, amigos, igreja e lazer.
Aprenda a definir prioridades. Aprenda a delegar tarefas. E, para não ficar com medo do tempo não dá, planeje!
Fomos feitos para viver em movimento. Porém, é preciso saber os pontos de partida e de chegada.

0 comentários:

Postar um comentário