O Policial Militar que você critica

1 comentários

Antes de tudo, o Policial Militar que você critica é um cidadão. E como tal, sua razão de ser deve alimentar-se na cidadania. Por isso, ele se assemelha a todos da comunidade em direitos e deveres.
O Policial Militar que você critica é aquele Homem da Lei e da Ordem a quem você recorre em momentos de aflição.
O Policial Militar que você critica nasceu na sua rua, no seu bairro e na sua cidade.
O Policial Militar que você critica é fruto da mesma sociedade em que você vive. Uma sociedade que cobra dele uma postura irrepreensível, honesta, leal e que não admite erros porque o Policial Militar deve se conduzir dentro dos padrões de comportamento forjados por ela. Ninguém pode ser mais completo em suas ações e atitudes do que o Policial Militar. E, se o Policial Militar errar, será condenado de maneira irrecorrível pela opinião pública.
O Policial Militar que você critica é aquele cidadão qualificado para o serviço de Segurança Pública. Ele emblematiza o Estado, em seu contato mais direto com a população.
O Policial Militar que você critica é a autoridade estatal que diuturnamente é encontrada cuja missão vai de ouvidor social a “porta voz” popular de autoridades de outros setores do Estado.
O Policial Militar que você critica leva consigo a singularidade da permissão para o uso da força e de armas, dentro dos limites legais, o que faz de si uma destacada autoridade para construir a paz social ou para destruí-la.
O Policial Militar que você critica é um ser humano constituído física e psiquicamente igual a todos os outros de sua espécie.
O Policial Militar que você critica, muitas vezes nasceu, cresceu e viveu, ou ainda vive, nas periferias de sua cidade. Ele estuda, concorre a um certame, é selecionado, treinado e, após alguns meses de preparação, vai para as ruas defender você e a sociedade sob o juramento do sacrifício da própria vida. Sua cultura, seus costumes, religião, gestos e atitudes são levados consigo porque são frutos da formação histórica do povo onde ele se originou.
A partir daí, a vida do Policial Militar que você critica, é acima de tudo dedicação, esforço, perigo, riscos e críticas. Muitos têm até a falsa impressão de que ele nunca faz nada certo e que por isso é criticado.
O Policial Militar que você critica muitas vezes, movidos pelo exercício da profissão, depara-se com ocorrências onde decidir errado pode custar sua vida ou sua liberdade.
Em um dia de serviço o Policial Militar que você critica pode ficar com seqüelas psicológicas ou físicas para o resto da vida.
Muitas vezes, ao chegar em casa após o serviço, o Policial Militar que você critica não consegue alimentar-se ou dormir bem por ter visto mortes e acidentes violentos.
Por fim, não esqueça de que o Policial Militar que você critica tem pais, esposa, filhos e amigos que ficam aflitos pela incerteza de seu retorno ao lar com vida e saúde.

1 comentários:

Jokebed disse...

esse tá bacana. Gostei. Escrevi um parecido, em versos.

Postar um comentário