Um líder não pode perder sua alma!

0 comentários
Por administrar um grupo de pessoas, às vezes atuo como líder e outras vezes como chefe. Entendo que não é possível ser apenas líder ou apenas chefe. É preciso homogeneizar as qualidades da chefia e da liderança para se administrar com eficiência e eficácia. Mas, para chegar a essa conclusão tive que enfrentar, lidar e superar muitos problemas interna corporis ligados a desvio de conduta e que deram um novo formato a minha forma de comandar.
Sempre procuro agir como um líder e só ajo como chefe em último caso.  Aprendi que um líder que não lidera si mesmo, não está apto para liderar ninguém. Antes de liderar pessoas, é preciso liderar a si mesmo. Foi isso que Paulo disse para Timóteo “Tem cuidado de ti mesmo...” (1 Tm 4.16).
Além disso, um líder tem que ter a capacidade de sentir, ou seja, tem que ter sensibilidade. Do contrário, ele perderá sua alma.
Um dos menores versículos da Bíblia é: “Jesus chorou” (Jo 11.35). O líder sensível nunca esconde suas emoções e sentimentos dos seus liderados.
Ninguém melhor do que Jesus sentiu e respeitou a dor de todos que o seguiam. Mateus relata a reação de Jesus diante de milhares de pessoas que o seguiam: “Tenho compaixão desta gente, porque há três dias que permanece comigo e não tem o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça pelo caminho” (Mt 15.32).
Por ser sensível Jesus sempre arranjava um tempo para dedicar às pessoas que sofriam. Em Marcos 5.24 Jesus se rendeu à súplica de um homem cuja filhinha de doze anos estava à beira da morte. A Bíblia diz que Jesus foi com Jairo até a sua casa. “Jesus foi com ele”.
Um líder insensível e indiferente é logo esquecido. Perder a sensibilidade é perder a alma.
Jesus foi sensível ao clamor de um cego que pedia esmolas à beira do caminho (Lc 18.35-41). Jesus mostrou sensibilidade ao homem paralítico que havia trinta e oito anos pedia para ser colocado na água do tanque para ser curado (Jo 5.5-9). Jesus sensibilizou-se com a dor de Marta e Maria pela morte de Lázaro, e ele chorou com elas (Jo 11.35).
Um líder insensível não pode liderar pessoas, porque vai tratá-las como objeto, como máquinas e coisas. Um líder não pode liderar com o coração petrificado, porque estará preocupado apenas com seus interesses.
Um líder precisa manter a simplicidade da pomba e a mansidão do cordeiro. Nunca se esqueça deste versículo: “Jesus chorou”.
Pense Nisso! 

0 comentários:

Postar um comentário