O valor do elogio!

1 comentários
Na minha profissão elogio faz parte do cotidiano. Está capitulado como recompensa. Embora eu não seja muito de conceder elogio até porque entendo que este deva ser concedido em casos extraordinário e não na rotina do serviço, há algum tempo tenho pensado muito acerca desse assunto na tentativa de entender melhor qual a sua essência e como ele reflete na produção do serviço. É bom ser elogiado, desde que seja com sinceridade.
Não há dúvidas de que o elogio é algo que alimenta o ego e transmite uma sensação de capacidade. Esse é o aspecto mágico do elogio. Porém com o elogio há uma carga de responsabilidade que se despeja no elogiado.
O elogio cria uma expectativa por parte do elogiador em relação ao elogiado e do elogiado em relação a sua capacidade. O ego do elogiado necessita ser alimentado para se fortalecer. Mas, se errar ou não ser suficientemente tão bom como o esperado, o elogiado destrói toda a imagem construída pelo elogiador e ele, o elogiado, sente-se simplesmente a pior das criaturas, o incompetente.
Às vezes as pessoas temem elogiar. Eu mesmo estava enganado em relação a isso. Ora, se você acha sua esposa ou namorada linda todos os dias, por que razão não dizer isso a ela todos os dias?
Se você gostou da atitude, do gesto ou da palavra de um funcionário seu por que não dizê-lo claramente e em alta voz?
Quando é para criticar, não pensamos duas vezes. Nem queremos saber se é justo, se é válido, se vai magoar ou se vai doer. Para elogiar pensa-se uma, duas, três vezes e, muitas vezes, nem sequer é expresso. É guardado.
Se não dissermos todos os dias, como vamos saber se ainda é o que pensamos, sentimos ou achamos?
Por isso, não devemos nos furtar ao elogio quando necessário! O elogio tem força. A força de saber que temos valor, seja pelas palavras, pelos atos, pela forma de ser ou pela beleza, quer interior quer exterior.
Pense nisso!

1 comentários:

Anônimo disse...

Legal saber que vc tá fazendo reflexão como essa. muito boa. valeu!
Francisco Pedrosa

Postar um comentário