Ditados populares!

0 comentários
Cresci ouvindo dos meus pais, dos meus avós e das minhas tias vários ditados populares. Quando falavam era buscando estabelecer uma relação entre o ditado e algum fato da vida naquele momento. Esses ditados na verdade expressam ensinamentos e experiências de vidas e alguns são até bíblicos ou recheados de pura filosofia.
Certamente você conhece algum ditado da sabedoria popular.  Trago alguns à memória para que se possa extrair algum ensinamento que, talvez, se relacione com algum momento que você esteja vivendo.
1 – “Filho de peixe, peixinho é.”
Aqui o ditado mostra a origem e a semelhança da pessoa, a forma de pensar, agir, falar, etc. Muitos pais procuram eliminar maus comportamentos da vida de seus filhos, mas esquecem que na maioria dos casos eles estão repetindo o que o “peixe” pai ou a “peixe” mãe lhes ensinaram com suas próprias vidas.
2 – “Quem planta vento colhe tempestade.”
Na Bíblia encontramos uma passagem que tem muita semelhança com esse ditado. A palavra de Deus, em Gálatas 6:7 diz assim: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.” Muitos se esquecem do que estão plantando, e esquecem que vão colher exatamente o que plantaram. E pelos frutos se conhece a árvore (Mt 7:18).
3 – “Mente desocupada é oficina do diabo.”
Entendo ser uma verdade absoluta! Desconheço alguém que com sua mente desocupada tenha feito algo de bom ou de produtivo. Uma mente desocupada de bons pensamentos, desocupada do fruto do Espírito Santo, desocupada da palavra de Deus, desocupada de sonhos e ideais, desocupada de sentimentos nobres, desocupada de solidariedade... é a mais produtiva oficina do diabo!
4 – “A rapadura é doce, mas não é mole não!”
Ditado pouco difundido, mas carrega uma grande lição para quem quer vencer na vida. Esse ditado expressa a necessidade de vencer todo e qualquer obstáculo para se conseguir uma vitória. Veja que até mesmo o alimento doce para ser saboreado exige algum esforço. É um ditado que se opõe á preguiça de querer as coisas com facilidade ou de “mão beijada”.
5 – “Fica na beira da estrada quem o fardo não carrega.”
Vejo aqui uma visível e direta referência às pessoas que querem caminhar sem nenhuma pegada de luta ou dificuldade. Quem deseja vencer na vida, tem que se dispor ao trabalho, à tarefa, ao serviço, etc.
Pense nisso!

0 comentários:

Postar um comentário