Me aposentei, e agora?

0 comentários

Ontem por volta de meio dia assim que saí do curso de Análise Criminal que estou fazendo em Rio Branco fui para a casa da minha mãe para almoçar. Chegando lá liguei a TV no exato momento em que o Ronaldo Fenômeno, choroso, dava uma entrevista sobre sua “aposentadoria” como jogador de futebol profissional. Ronaldo falou das “dificuldades” que é está “aposentado” e disse que não sabe o que vai fazer agora embora eu acredite que isso não passou de uma brincadeirinha dele.
Comentei esse fato para ilustrar o momento da aposentadoria. Têm gente que pensa que aposentar-se significa não fazer nada, ficar olhando o tempo passar e esperar a morte chegar. Você vive agora uma nova fase na vida. Se você estiver preparado, pode seguir novos rumos.
Se hoje você está aposentado e quer seguir uma segunda carreira, é hora de se preparar para isso, não importa com quantos anos esteja. Descubra uma nova profissão que se adeque ao seu novo perfil.
Estudos mostram que os aposentados que continuam exercendo alguma atividade têm mais longevidade do que aqueles que simplesmente param de trabalhar. Não morra em função do ócio, do sedentarismo funcional, da falta de perspectivas e de projetos de vida. Sem objetivos de vida a depressão e outras doenças podem ser as realidades de quem não se prepara para a aposentadoria. O aposentado pode experimentar uma nova atividade não para sobreviver e sim por prazer.
As escolhas de hoje trarão os resultados de amanhã, portanto faça a escolha certa. Não importa o motivo, o que vale é a regra de que é preciso planejar uma segunda carreira para decidir que rumo seguir.
Eu passei por algumas mudanças na área profissional, mas sempre tentei me preparar para o que viesse. Formei-me biólogo, fui professor por 10 anos na rede estadual de ensino.
Em determinado momento ingressei na polícia militar e deixei o magistério. Com o tempo, fui me envolvendo em minha nova atividade o que me levou a necessitar de conhecimentos especiais para buscar minha segunda carreira já pensando em quando eu me aposentar.
Ao longo da vida é preciso trabalhar pensando na autonomia e independência financeira. Viva o dia de hoje, mas planeje o dia de amanhã!
Pense nisso!

0 comentários:

Postar um comentário