Uma definição de equilíbrio

0 comentários
Há poucos dias reencontrei, caminhando pelas ruas de Rio Branco, um velho amigo que não via há 17 anos e com quem tive o prazer de estudar por três anos quando cursei o ensino médio no Colégio Agrícola de 1990 a 1992. Durante uma rápida conversa ele me confessou está passando por muitas dificuldades financeiras e familiares em sua vida e como conseqüência já estava perdendo o seu equilíbrio emocional.

Nesse momento interrompi de propósito a sua fala e disse-lhe que buscasse uma aproximação e entendimento com Deus para puder restabelecer o seu equilíbrio e sua paz interior. Ele então me perguntou o que é equilíbrio.
Fugindo a uma concepção teológica, respondi assim: "Equilíbrio é o estado de permanência de uma situação em que as diferentes partes de um sistema podem conviver harmoniosamente, resultando assim numa situação satisfatória para todos os participantes do sistema.
Eu diria que é o ponto da “balança” no qual os pesos se anulam, ou seja, onde ninguém consegue ter preeminência absoluta sobre a outra parte.
No entanto, o equilíbrio pode ser paralisador, ou seja, pode "congelar" posições e impedir o avanço de algumas pessoas para novas posições ou novas situações de melhor bem estar.
Sendo assim, é melhor buscar uma situação de equilíbrio dinâmico, na qual todos concorrem para a elevação geral dos padrões desejados.
Esta é a minha melhor definição de equilíbrio que pude dar...

0 comentários:

Postar um comentário