É possível confiar de novo

1 comentários

Quando somo traídos por alguém a quem estamos ligados afetivamente ou de quem dependemos, isso afeta nossa capacidade de confiar. Pior ainda é quando a traição vem de pessoas que amamos e deveriam garantir nossa segurança emocional. Se você já foi enganado(a) certamente aprendeu o quanto é arriscado ser vulnerável. E ser vulnerável é não conhecer a si mesmo.
Abalar a confiança de alguém é prejudicial para a manutenção de uma relação, porque desenvolve na pessoa traída a crença de que não se pode mais acreditar em ninguém. A insegurança cresce e a pessoa segue pelo resto da vida sentindo que é melhor evitar o sofrimento do que se arriscar a sofrer de novo.
Ser traído por alguém com a qual mantemos ligação afetiva e cordial, nos faz acreditar que continuar confiando nessas pessoas é extremamente arriscado, perigoso e destrutivo. Se alguém com a qual tenho relação afetiva me traiu, como poderei confiar que não fará o mesmo? A reação automática nesses casos por parte da pessoa traída é de autoproteção. E a atitude mais coerente para elas é se defender, mesmo que isso conflite com seus sonhos pessoais.
As pessoas se perguntam “Como vou poder confiar de novo?”  Não precisamos tentar estilhaçar o outro para descobrir se ele é confiável ou não porque não é o conhecimento detalhado da outra pessoa que nos dá segurança, mas o conhecimento de nós mesmos. Não precisamos analisar profundamente a pessoa em que desejamos confiar, nós é que precisamos nos conhecer com mais profundidade para poder conhecer melhor nossos sentimentos e emoções. Isso nos ajudará a desenvolver a confiança e confiar de novo.

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem minha autoridade máxima... vc é o cara!
Abraços sinceros de seu velho chapa Francisco Pedrosa

Postar um comentário